HISTÓRIA

O Colégio 1º de Maio foi fundado em 27/7/1961 e inaugurado em 13/1/1962. Em um ano e meio, erguia-se um prédio de 4 andares destinado ao Colégio e, desde então, centenas de trabalhadores e seus dependentes têm por ele passado em busca de aprendizado.

Em 1962, o então Ginásio 1º de Maio inaugurou os seus primeiros cursos de primeiro grau, da 1a. à 4a. série ginasial; hoje desativados. Mais tarde, em 1973, inicia-se o então segundo grau, que passou a desenvolver os cursos Técnicos de Eletrônica, Eletrotécnica, Edificações, Turismo, Administração, Contabilidade, Química, Secretariado e, posteriormente, Mecânica. Paralelamente a esses cursos, desenvolveu-se o curso Supletivo e, além da formação geral, cursos profissionais de Eletricista Instalador, Eletricista de Manutenção, Bombeiro Hidráulico, Auxiliar de Escritório, Auxiliar de Enfermagem etc.

Em 7 de março de 2002, o Colégio 1º de Maio passou a fazer parte do então criado CEACS - Centro Educacional Aldanir Carlos dos Santos, sendo vinculado ao atual Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Energia do Rio de Janeiro e Região - SINTERGIA, situado a Rua General Canabarro 536 - Maracanã - Rio de Janeiro.

Esse braço educacional do SINTERGIA,tem como missão o aprimoramento da mão-de-obra trabalhadora, bem como de seus associados e dependentes, concedendo a estes um ensino que atenda a demanda por escolarização de núcleo comum e profissionalizante..

Objetivos

> Estimular no aluno a formação de uma consciência crítica e uma atitude de constante autoavaliação que o facilite nas escolhas da vida e contribua para a formação integral de sua personalidade;
> Garantir condições para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades e aprendam os conteúdos necessários para a vida em sociedade;
> Promover o exercício da cidadania a partir da compreensão da realidade para que possa contribuir na transformação do aluno-cidadão.

Metodologia

A proposta educacional da escola está ancorada em um desenvolvimento educacional, onde o aluno se desenvolva a partir de praticas significativas.
No eixo da educação básica privilegiamos a formação do individuo de maneira global, consciente de suas ações na sociedade. O ensino técnico visa preparar o aluno para o mercado de trabalho.

Laboratórios

BANCADAS DIDÁTICAS DE COMANDOS ELÉTRICOS / AUTOMAÇÃO / INSTALAÇÕES ELÉTRICAS e INFORMÁTICA.
Nossas modernas bancadas proporcionam uma experiencia muito próxima da realidade do mercado de trabalho, inserindo nossos alunos ao contexto prático nos ramos de automação e instalações elétricas residencias, prediais e industriais.
Os laboratórios de Informatica são usados para as praticas de AUTO CAD, WEB DESIGNER, PROGRAMAÇÃO entre outras atividades, desenvolvendo uma aprendizagem significativa e interdisciplinar.

A procura de uma escola técnica?
Venha nos visitar

Ensino Médio / Técnico em 3 anos e Pós Médio em 1 ano e meio.
Cursos de Capacitação Profissional, Cursos Livres e muito mais
Fale com a Coordenação.
Agende uma visita
Direção Geral: Flávia Natal